linhas-pesquisa

Linhas de Pesquisa

Linhas de pesquisa do curso de Doutorado

  • 1. Representação e Modelagem

    Nesta linha, são realizadas pesquisas relacionadas a processos de representação e modelagem de artefatos como ferramentas de análise, avaliação, otimização do projeto e representação do projeto, incluindo aspectos formais e funcionais, além de simulação.

  • 2. Projeto de Artefatos

    Esta linha concentra pesquisas relacionadas às diversas etapas do processo de design, incluindo a etapa de planejamento e a etapa de projetação. São abordadas questões metodológicas e tecnológicas relacionadas ao processo de design.

  • 3. Fabricação e Materiais

    Nesta linha, as pesquisas abrangem o estudo teórico e prático de processos de fabricação; o estudo dos critérios técnicos e intangíveis da seleção e caracterização de materiais; o estudo das inter-relações propriedades e função; as aplicações das Tecnologias 3D (CAM) relacionadas com a fabricação de novos produtos.

Linhas de pesquisa do curso de Mestrado

  • 1. Materiais e Processos de Fabricação

    Abrange o desenvolvimento de Seleção de Materiais, Ciclo Global dos Materiais, Estudo das Propriedades, Funções e Custos, Projeto de Produto, Materiais Ecologicamente Compatíveis, Análise Estrutural e Funcional, Estudo dos Processos de Fabricação Convencionais e Não-Convencionais.

  • 2. Produtos Industriais, Gráficos e Sistemas Visuais: Interfaces Tecnológicas

    Abrange pesquisas relacionadas à concepção (processos cognitivos) e a metodologias de projeto de produtos, design de superfícies, projetos gráficos, embalagens e respectivas interfaces tecnológicas. Dentro destas pesquisas será enfatizado o conhecimento sobre técnicas manuais e automáticas de modelagem física, relações entre design e emoção, entre forma e função, entre arquitetura, objetos e componentes construtivos, entre espaço e mobiliário urbano.

  • 3. Design Virtual

    Abrange pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de produtos através de ferramentas computacionais que permitem a virtualização do processo de projeto, visando a sua otimização. Esta linha abrange pesquisas relacionadas à metodologia de projeto e também ao desenvolvimento e ao uso de ferramentas computacionais utilizadas no processo de desenvolvimento de produtos, bem como no desenvolvimento e na análise de metodologias que permitam a qualificação do processo projetual através de ferramentas computacionais. As principais áreas relacionadas são: Metodologia de Projeto, Design Educacional, Modelagem Geométrica, Simulação Numérica e Realidade Virtual, Gerenciamento Computacional de Projetos e Gerenciamento de Informações.